Serviços

Nossos Serviços

A NR3 - Acabamentos de Superfícies Ltda, tem como principais atividades o pré tratamento de metais para a pintura e pintura eletrostática a pó.

Essa pintura, de alta resistência mecânica e ao intemperismo, é utilizada geralmente para peças produzidas em aço ou alumínio, sempre respeitando a finalidade das peças através do uso de tintas com características específicas.

Os tipos de tintas são escolhidos e desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada cliente e condições de uso e exposição das peças.

  • Epóxi: indicada para ambientes internos altamente agressivos (atmosfera ácida ou alcalina), possui grande poder de aderência e alta resistência química. Como exemplos de aplicação temos: tambores para o acondicionamento de sucos, partes internas de fornos de microondas, pastilhas de freio, tubulações e produtos que permaneçam em contato com alimentos.

  • Poliéster: indicada para ambientes externos por apresentar grande resistência ao ataque dos raios ultravioletas do sol, à calcinação, ao intemperismo e maresia. Como exemplos de aplicações podemos citar: telhas de aço, perfis de alumínio, para-choques de veículos, utensílios de praia e demais produtos que necessitem ficar expostos ao sol e à chuva.

  • Híbrida:fabricada a partir de uma composição de epóxi e poliéster, é recomendada para uso em ambientes internos, eletrodomésticos, móveis e decorações. Por apresentar excelentes características mecânicas, esse tipo de tinta é o mais utilizado pelas industrias em geral.

Para que a pintura das peças seja feita de forma correta, há a necessidade de se preparar a superfície visando a perfeita aderência e resistência da tinta.

O preparo é feito através de banhos, e respeita as seguintes etapas:

  • Desengraxe: Remove o óleo das peças.
  • Decapagem: Remove eventuais pontos de oxidação existentes na superfície da peça.
  • Refino: Prepara a peça para receber o fosfato.
  • Fosfatização: Trata a peça para permitir a perfeita aderência da tinta na superfície a ser pintada.
  • Neutralização: Sela a fosfatização e inibe o amarelamento da peça durante e após a secagem.


A pintura eletrostática a pó pode ser feita nas mais variadas cores e acabamentos, como por exemplo: brilhante, semi-fosco, fosco, texturizado e micro texturizado.